Congresso de Fitopatologia

O Centro de Citricultura teve participação relevante no 50o Congresso de Fitopatologia, em Uberlândia, com palestras, apresentações de trabalho e a obtenção de um prêmio de destaque. O Pesquisador Marcos Machado proferiu a palestra intitulada: “Os desafios do huanglongbing (HLB) para a citricultura brasileira”. O Pós-doutorando Ronaldo Dalio abriu a mesa-redonda “Interação patógeno-hospedeiro: Eliciadores, efetores e respostas induzidas, proferindo a palestra intitulada: Forma, função e dinâmica de expressão: Efetores na interação citros e seus principais patógenos. O Pós-doutorando Celso G. Litholdo Jr apresentou o trabalho intitulado: “Identification of genes that encodes to the RNA silencing machinery in citrus and analysis of their differential expression. During the interaction with Phytophthora parasitica”.
O Doutorando Heros José Máximo apresentou os trabalhos: “Effector Triggered Susceptibillity (ETS) in citrus plant via CRN effectors of Pytophthora parasitica”, e “Influence of citrus root extracts on Phytophthora parasitica metabolome analyzed by mass spectrometry”. Já os alunos de Mestrado, Mariana Tarallo e Henrique Bergamo também apresentaram seus trabalhos, respectivamente, “Expressao do gene ACTT1 responsável pela síntese da toxina ACT do patógeno de Citros Alternaria alternata em resposta a extratos de citros”e “Efeito do N-acetilcisteína na atividade de enzimas antioxidantes em laranja doce infectadas com Candidatus Liberibacter asiaticus.
Por fim os alunos de Iniciação científica Rodolfo Montelatto, Letícia Ferreira, Letícia Montelatto, Thiago Lima e Rafaela Gasparotto, também apresentaram os seguintes trabalhos respectivamente: “Imunidade desencadeada por PAMPs de Phytophthora parasitica (PTI) em plantas de citros e tabaco”, “Aquisição do Citrus leprosis virus C por diferentes espécies de Brevipalpus spp. (Acari: Tenuipalpidae)”, “Validação de protocolo para fornecimento de double-stranded RNAs (dsRNAs) para controle do ácaro da leprose via interferência por RNA (RNAi)”, “Indução de sintomas de mancha preta dos citros em frutos de laranja doce (Citrus sinensis)”e “Material de propagação Cítrico no Estado de São Paulo: Dados de cinco anos de análises clínicas”.

 

Comentários