OPINIÃO DO CENTRO

Mola Mestra

A ideia pesquisa, relacionamento e inovação tornou-se mola mestra para o trabalho que nos impulsiona na direção correta para alcançarmos algo novo, melhor ou maior.
Organizar esse cenário parte do estabelecimento de índices de desempenho que permitem a avaliação de conformidade e a definição de metas plausíveis e realizáveis pelo grupo de trabalho. Assim, mapear a produção acadêmica, mensurar o alcance de público e destacar a qualidade do conhecimento para geração de valor aparecem como exercício a ser fixado na instituição. Isso permite responder questões-chave que incluem, por exemplo: quais áreas de pesquisa devem ser priorizadas? como o trabalho deve ser mais bem organizado? o impacto do pesquisador, grupo ou instituição vem evoluindo ao longo dos anos?
Para essas e outras perguntas, vimos apresentar uma análise de números que respondem o esforço do Centro de Citricultura Sylvio Moreira (CCSM/IAC) à pesquisa, disponibilização de produtos e serviços especializados, transferência do conhecimento e engajamento a um novo ambiente de ciência e inovação. Não faltam ações para o melhor uso de recursos e otimização de processos institucionais.
O Relatório de Atividade da Pesquisa 2020-2021, do IAC, caracterizou nossa forte inserção em publicações científicas e técnicas, competitividade acadêmica, coordenação de projetos e participação em programas de pós-graduação e fóruns formadores de opinião. Em 2022, vemos o crescimento da entrega de borbulhas e sementes, de laudos diagnósticos para fitopatógenos, de análises de qualidade de frutos, da participação de público e expositores em eventos, do relacionamento interno (com a identificação e estabelecimento de grupos ágeis de trabalho) e externo (com a presença de novos parceiros) e do modelo de gestão para governança institucional.
No conjunto acima estão passos alinhados, que serão mais largos, dentro da visão compartilhada que o Centro de Citricultura busca com suas partes interessadas.
Assim, firmamos aqui nosso compromisso que se torna maior e mais estratégico, apoiado na confiança e disposição das nossas entregas à citricultura

Comentários